top of page

enfim saiu o relatório das urnas eletrônicas

  • Foto do escritor: Dino Santos
    Dino Santos
  • 6 de out. de 2022
  • 2 min de leitura

As eleições de 2022 foram marcadas por um clima golpista. Jair Bolsonaro, conseguiu envolver as Forças Armadas em uma cilada antidemocrática, ao insistir que as urnas eletrônicas são fraudáveis, mas sem nunca conseguir provar.


📷 Alejandro Zambrana/Secom/TSE
📷 Alejandro Zambrana/Secom/TSE

A inédita atuação de militares das Forças Armadas na fiscalização das eleições deste ano é uma estratégia utilizada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para desacreditar o sistema eletrônico de votação e acirrar a crise entre o governo e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).


Segundo a Folha de São Paulo no dia 02 de outubro de 2022, fotos de 400 boletins de urna foram tiradas por militares de aproximadamente 153 municípios. E esses arquivos enviados para uma equipe de técnicos das Forças Armadas que fica concentrada no Ministério da Defesa em Brasília.


Esse conteúdo seria utilizados para checar se os votos registrados nos boletins das urnas são os mesmos que chegam no TSE. As divergências que fossem encontradas seriam enviadas via relatório para o Tribunal Superior Eleitoral para adoção de providências.


Para o site Estadão, Bolsonaro afirmou que só se pronunciaria sobre a legitimidade da votação eletrônica após receber um relatório de fiscalização feita pelas Forças Armadas.


A verdade é que já se passaram 04 dias desde a eleição e o famigerado relatório ainda não foi publicado. Há um silêncio total acerca deste assunto no Ministério da Justiça.


Já o Tribunal de Contas da União - TCU, no portal G1, divulgou que , que também realizou fiscalização das eleições deste ano e não encontrou nenhuma inconsistência de dados.


"A análise foi encerrada no início do dia 3 de outubro e o processo de conferência de votos por candidato para os cargos de senador, governador e presidente não registrou nenhuma inconsistência de dado incorreto"

Enquanto Jair Bolsonaro segue envolvendo nossas Instituições de Estado em suas paranoias conspiracionistas, os eleitores são conduzidos para o extremismo do espectro político, o que já tem causado confrontos e até mortes.





Posts recentes

Ver tudo

Comentários


userlmn_9d04d1d204615662f5a6b74e7f4c2f08.jpg
  • Facebook
  • transparent-social-media-icon-telegram-icon-5dd89772375af9
  • Whatsapp
  • Youtube
  • Twitter

© 2023 por Dino Santos. Orgulhosamente criado com Wix.com

Junte-se à nossa lista de e-mail e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS PRIMEIRO QUE TODO MUNDO

Obrigado por se inscrever!

Design sem nome (2).png
bottom of page