O PODER DA ARTE: O TRABALHO DE UM RECREADOR INFANTIL
- Gutierrez Alves Kind (Tio Gutto)
- 20 de mai. de 2023
- 1 min de leitura

A recreação sempre foi um conceito atrelado ao lazer, às práticas esportivas e ao jogos. Contudo, num contexto globalizado, digital e de pós pandemia, a recreação começa a ocupar um novo espaço. Hoje, o recreador brinca, incentiva a imaginação e escuta.
Em Teófilo Otoni e região, a recreação é uma área carente de profissionais capacitados para a exercerem. Diferentemente de em educador físico, o recreador tem ainda de implantar metodologias lúdicas no desenvolvimento de suas atividades.
Na era digital e globalizada, esse profissional é capaz de despertar nas crianças a criticidade e criatividade, objetivo inclusive da BNCC voltado para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. Durante os momentos de brincadeiras e oficinas, sentimentos como o autoconhecimento, a desinibição e construção de laços, muitas vezes fora da “bolha” (aqui me refiro às relações já construídas) que geram, quando adulto, a nostalgia.
“Nós não paramos de brincar, porque envelhecemos. Nós envelhecemos, porque paramos de brincar.”
“Já percebeu que um dia você brincou pela última vez com o seu amigo da infância e ninguém sabia que aquela era a última vez que brincaram juntos?’
Quando ouvi essas perguntas na adolescência, fiquei um tempo refletindo sobre isso. A relação do crescer e parar de brincar. Talvez essa seja a minha maior missão nessa jornada, transportar todos de volta à infância e se permitirem, nem que seja por um breve momento, ESTAR criança.
--------------------------------------

Guttierrez Alves Kind (Tio Gutto) é CEO da empresa Gutto e Sua Turma, Professor de Teatro na AZO, Recreador, Ator, Pedagogo Pós-formando em Educação Lúdical.
Instagram: https://www.instagram.com/guttoesuaturma
Comments