O Brasil não é um país sério
- Dino Santos
- 17 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Talvez a célebre frase do embaixador Carlos Alves de Souza Filho foi a inspiração mais genial que um brasileiro poderia ter concebido ao se referir a esta nação.

Hoje todos nos deparamos com a seguinte manchete do colunista José Marques no site Folha de São Paulo:
40% dos estreantes na Câmara foram alvos de ação ou investigação
Os processos vão desde calúnia, mau uso de recursos públicos, estelionato e até homicídio.
Um total de 80 deputados respondem por processos criminais ou civis que podem gerar até mesmo inelegibilidade.
Estamos falando de um mesmo país em que 35% dos eleitores estão alinhados com pensamento conservador de extrema direita e que discursa diariamente contra a corrupção, moral e bons costumes. E ao mesmo tempo ignoram as condutadas reprováveis do candidato Jair Bolsonaro sobre estes mesmos temas.
Quando a frese " O Brasil não é um pais sério" foi dita, ainda que em "off the records" , segundo o jornalista Luís Edgar de Andrade, a causa era uma contenda entre a França e o Brasil por pescas de lagostas em águas territoriais brasileiras, na costa do Pernambuco em 1962.
O dilema criado pelos franceses na tentativa de esculhambar com o direito internacional era se lagosta andava ou nadava, pois se nadasse, então sua captura estaria em águas internacionais. Mas ela andasse, então estaria em solo brasileiro.
O diplomata brasileiro, contrapondo disse que se a lagosta pode ser comparada a peixe quando dá seus "pulos" para emergir do fundo submarino, sapos podem ser considerados aves quando salta.
Esta história relaciona-se muito bem como a teoria de Noam Chomsky quando analisa que assuntos mais rasos serão debatidos à êxtase para mascarar assuntos mais profundos tacitamente acordado entre as partes.
Em 1962 a União Soviética havia colocado mísseis em Cuba para ameaçar os Estados Unidos.

Naquele mesmo ano surge a milícia no Rio de Janeiro após um 'Grande saque' em Duque de Caxias que resultou em 42 mortos, 700 feridos e mais de 2 mil estabelecimentos atingidos.
A pobreza assolava a população.
Na política atual, vemos Jair Bolsonaro inundando o debate político com notícias mentirosas (fake News) e pautas de costumes que na melhor das hipóteses não irão contribuir em nada para tirar o Brasil dessa situação precária que seu governo criou.
E vemos Lula tendo que ir para o campo de batalha de Bolsonaro, tentando a todo custo trazer o debate para o campo das propostas.
No meio disso tudo, temos o eleitor brasileiro mais preocupado em decidir se lagosta anda ou se sapo é ave.
Comments